sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Carta

15/04/2010

DE: Jane Bem
PARA: Luiz Antônio Bem

Saudações...

Carente de escrever e receber cartas resolvi escrever uma pra você. Senti vontade de te contar de como andam as coisas e por outros motivos também.
Não vou perguntar como você está, por que sei que você está melhor que eu. Sendo assim, acho melhor começar a contar as coisas antes que você repita pela milésima vez que sou chata.

Bom, quando você viajou, nosso mundo de repente parou. Você mais uma vez desobedeceu nossos pais, simplesmente não avisando desta viagem. Sinceramente, isso não se faz, Tereza avó paterna ficou sem saber quem paparicar (você sabe que mesmo tendo muito netos, ela preferia você). Tereza avó materna fez como toda a vida, ela ficou triste sentada naquele mesmo lugar da mesa lembra? Indo pros irmão, nossa nana (Elisangela) chorou muito, você sabe que é sempre ela quem fala das nossas trelas, só que dessa vez era difícil pra ela falar pros nossos pais que você viajou e não se despediu, nem vai voltar. Ela repetia incansavelmente como falaríamos isso para nossos pais. Mas não se preocupe, Eric sozinho percebeu sua viagem (você sabe que ele sempre foi esperto), e Davison ficou junto dela naquela madrugada. Nossa você não sabe como eles a ajudaram. Neto foi o último a te ver, você não o viu, mas ele não esquece, ele também chorou muito por que não tinha mais o irmão pra contar das garotas que ele enamorou. Eu fui a última dos irmãos, a saber, da sua viagem inesperada. Na hora achei que era mentira, achei que era verdade, pra ser sincera, eu não sei o que achei. Eu pedi para irmos te buscar, mas Lili falou que não dava por que você não voltaria. Daí emudeci.

Papai foi o próximo, e acho que é coisa da genética, ele também emudeceu, a diferença entre nós dois é que o coração dele está calado até hoje. Ele gostava quando você ia beijar a calvície dele. Aliás, quando você se foi, você estava precocemente calvo e o seu nariz era igual ao dele. Nossa, apesar de não entender dessa ida repentina, no começo ele foi forte, mas só até o Natal. A mamãe você sabe que é um siri na lata Tontonho, você sabe bem que ela não gosta de ficar longe dos meninos dela. Ela odeia ser contrariada. Com o tempo, ela foi entendendo que os filhos criam asas e se vão. Acho que isso tem haver com as orações dela, papai também ora, mais você sabe que ele é acha que somos tesouros em forma de gente. O que o papai está entende aos poucos é que ele era seu pai adotivo, mas que o seu verdadeiro pai estava te chamando. Mas como você era responsabilidade dele, ele sofre.

Após essa sua saída eterna, muita coisa aconteceu. Umas muito boas outras nem tanto, óbvio que nada se compara a sua viagem. Neto, casou novamente, nova cunhada na área, Kaylane fará 7 anos em outubro. Você não pôde vir na festinha de 10 anos de Eric, na verdade nem eu vi, fiquei de férias e fui ao Rio. Ah! Fui à sede do Flamengo, não sei se você foi quando estava lá. Você ia gostar. Ano que vem eu termino a faculdade, espero ansiosa por esse dia.

Tenho novidades na família, somos tios novamente. Ela se chama Cecília, e é a criança mais linda do mundo. Sei que disse isso quando Eric nasceu e depois repeti quando Kaká nasceu, mas me leva a serio. Ela realmente é linda e encheu a casa de alegria, aliás, a casa não, a família.

Na verdade, estou lhe escrevendo, porque tenho sonhado muito com você. Estou escrevendo pra dizer que mesmo você viajando não me esqueço do seu aniversário, nem da sua ausência no almoço de Páscoa das avós Tereza, não me esqueço também do Natal, você sabe que festas cristãs sempre foram o forte da família. Vou parar de mentir pra você. Na verdade, eu quero te dizer que não me esqueço de você a 2 anos, 8 meses e 27 dias, e amanhã, e depois, e depois... Eu me lembro de você todos os dias, oro por você nessa sua viagem, e espero que você ore pela minha nesse mundo que pressuponho ser mais árdua. Por diversas vezes adormeci chorando sua partida. Sinto saudade do seu lugar à mesa,

Olha às vezes não me conformo de você não ter dito adeus. Mas por sua causa, descobri que sou muito forte. Continuo a ter muito medo das partidas, mas quando me lembro da dor que foi a sua, acho que aquele ditado “decepção não mata, ensina a viver” ficou bem presente em mim.

Despeço-me de você, deixando claro o meu amor, meu orgulho em ser sua irmã, meu arrependimento por não ter dito que te amava mais vezes, e quero te dizer que não estou mais triste com sua partida, mas também não estou alegre, ter que recorrer ao passado sem perspectiva de futuro não é bom. Ufa! Eu quero te dizer que, estou com SAUDADES.

Você não morreu, só partiu primeiro.

Com amor, sua irmã: Jane Bem.

4 comentários:

  1. "Nega"
    achei lindo oke vc escreveo pra o seo mano, que hoje ñ esta mas presente aqui com nosco.
    e eu nem seio nivel da grandiozidade desta saudade.
    Mas oke importa sao os momentos bons que vcs pasaram juntos e hoje vc lembra com carinho de tosos eles...
    neginha adorei este seo desabafo" é por isso que eu te amo coiza...kkkk adoro tú"
    Ass... >>>Eny<<<

    ResponderExcluir
  2. Prima,a mensagem muito linda..
    quase q eu me acabo tanto de chorar é muito profunda.Quero q saiba Jane q todos nos sentimos muitas saudades dele tb,q ele nuca vai ser esquecido por nem um da queles q teve o privilegio de ter o conhecido.

    ResponderExcluir
  3. Amiga foi lindo oq vc fez pelo seu irmão , não o conheci mais percebi qe todos-o adorava , meu pai quando fico sabendo , ficou arrasado , eu qando li isso me arrepiei 3846548..de vezes e tb chorei , te amo mt amiga :D

    Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Essa dor eu conheço bem.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir