segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sou Chata e Grossa!!

Disseram-me no plural que eu era “chata” e “grossa”. A princípio achei um absurdo, para não dizer um despautério. Refleti, me investiguei, revi tudo que me levou a este adjetivo e não sei o que disse de errado. A única coisa da qual me lembro era a ausência de palavras dos que de áspera me chamam.
Deles não sei defini se esta ausência de sinceridade é doçura ou covardia. E de mim não sei definir se é intromissão ou sinceridade.
Não sei ao certo onde esta grosseria se apossa da minha boa vontade em ver o êxito dos meus, uma vez que eu só tinha a intenção de não mentir e contribuir. O que eu não percebo nem concebo é que não é por isso que nos procuram com seus problemas. A procura é por um ouvido surdo, uma boca muda, e umas fofocas depois. Desculpem-me pela sinceridade! Ops! Pela grosseria; mas aqui não conta porque aqui eu falo para mim e para quem tem a sorte ou o azar de ler estas linhas.
Desculpem-me caros amigos, eu não lhes julgo por achar isso de mim, eu só não sei ser diferente. Eu só não sei ser doce. Talvez ela – minha doçura – tenha sido petrificada com tantas reflexões feitas por mim ao longo de uma vida tão subjetiva, e que já está no automático o que me parece mais prático e com isso, menos compreensivo. Quando eu falo não é por julgar, mas é por já ter vividos esses erros, ou esse acometimento (essa expressão é menos grosseira não é?).
Esta pessoa sem papas na língua que vos fala não é só grossa, mas sim protetora; e ver os protegidos lhes atribuir rudeza me deixa sensível. Sim, eu também sou sensível.

2 comentários:

  1. A linha que separa as pessoas sinceras das grosseiras é muito tênue. Daí os milhares de atritos e mal entendidos que cercam as amizades. De minha parte, muito já fui conivente e complacente com erros de meus amigos, mas hoje vejo que passar a mão na cabeça não é a melhor solução. Aprendi, a duras penas, que ser sincero e falar a verdade, é também um ato de coragem e, (por que não) de amizade. Hoje, entre concordar com algo que considere errado e obter um sorriso de agradecimento e discordar e receber um olhar de desaprovação, prefiro a segunda opção.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente concordo com tudo q vc falou!! E segunto venho aqui pra lhi parabenizar pelo seu talento com as palavras, vc parece ser uma pessoa muito sincera e verdadeira, e espero q vc tenha muito sucesso na sua vida de escritora pois tem muito jeito pra isso.

    Foi um prazer Ler esse seu texto!!

    ResponderExcluir